Independentemente do porte e do segmento da sua empresa, a gestão tributária é um forte aliado quando o assunto é crescimento empresarial. Este trabalho é fundamental, e embora fique de lado em algumas organizações, precisa ganhar um carinho bem especial, especialmente da sua parte e da sua contabilidade.

Quando falamos em aumentar a lucratividade e reduzir custos, todos os empresários do planeta param para ouvir. Afinal, este é um assunto de grande interesse. Mas, o mesmo não acontece quando falamos em Gestão Tributária… Por que será? A redução de custos e o aumento da lucratividade normalmente estão atrelados a mais vendas e menos gastos. Mas, ela pode acontecer de outra maneira… Pagando menos impostos e aumentando a rentabilidade a médio e longo prazo.

Falar sobre pagar menos impostos é atraente, mas é necessário ter cautela. Nem toda gestão tributária garante que você irá economizar com impostos. Claro, empresários com menos conhecimento tributário tendem a errar, o que possibilita à gestão tributária realizar correções e reduzir a carga tributária, quando isso é possível. Mas, de modo geral, é preciso encarar essa missão como uma jornada em busca da conformidade. Ainda que você não pague menos impostos, esse trabalho garante segurança e tranquilidade, pois você não pagará impostos a mais.

A importância da gestão tributária

A gestão tributária é um trabalho estratégico e uma etapa fundamental na gestão de qualquer empresa. Lidar com tudo sozinho e pagar impostos incorretamente ou com atrasos é algo que gera desperdício de tempo e dinheiro. Com uma gestão mais eficiente no aspecto tributário, estes problemas deixam de existir.

Assim, é possível crescer de forma estável e estratégica, sem dores de cabeça e situações desagradáveis.

Pagando menos impostos

Quando sua equipe financeira e contábil não compreende como a sua tributação funciona, pode cometer erros graves, que levam você a gastar mais ou menos do que deveria com seus impostos. No primeiro momento, isso pode não fazer uma grande diferença e passar despercebido. Mas, com o passar do tempo, as coisas vão ficando insustentáveis. E tem mais: quando você paga a menos, a Receita Federal te notifica, mas não quando paga mais do que deveria… Neste caso, é preciso recorrer a uma solicitação formal de recuperação de créditos tributários, algo que apenas um contador com experiência como tributarista pode realizar com maestria.

Embora a contabilidade seja uma ciência exata, existem variáveis que podem modificar o resultado final de um trabalho. Há cidades e estados com características fiscais e tributárias muito específicas, como benefícios, isenções e alíquotas diferentes. Logo, o contador precisa estar ciente dessas diferenças-chave e o que fazer a respeito da sua empresa.

Com mais dinheiro no caixa, você pode aproveitar mais oportunidades

Esse é um dos benefícios principais da gestão tributária. Quando falamos neste assunto, pode ser um pouco difícil imaginar como ele interfere na aquisição de aproveitamento de novas oportunidades. Mas, a verdade é que, embora a gestão tributária lide com impostos, ela permite economizar bastante.Com maior economia, é possível investir em áreas necessitadas na empresa. 

Além disso, a gestão tributária colabora com dados importantes, para que você se mantenha no regime tributário correto. Muitos empresários enxergam oportunidades em outros regimes, mas as já citadas variáveis mudam tudo, tornando a escolha inviável ou pouco vantajosa. Por isso, é preciso ir além das aparências e das informações básicas.

Somente uma contabilidade com larga experiência em tributação pode colaborar para o crescimento da sua empresa de ponta a ponta. Conte com a FINTT e saiba como nossa equipe de especialistas pode ajudar você a obter os resultados que procura.

Compartilhe!