A consultoria tributária permite entender mais e melhor sobre a sua tributação, ao mesmo tempo que corrige problemas e encontra soluções para problemas comuns.
Que empresa não sonha em pagar menos impostos? Em ter um respiro maior no caixa?
A ideia por trás da consultoria tributária é adequar uma empresa, de acordo com seu regime tributário. Mas, para que isso seja possível, é preciso analisar as possibilidades e a situação atual do negócio.
Muitas empresas são enquadradas incorretamente em regimes tributários compatíveis com a atividade, mas nada vantajosos. É possível optar por um regime tributário específico, acreditando que ele será vantajoso e pagar impostos maiores que o necessário. É aí que a Consultoria Tributária entra, revisando o histórico de impostos da empresa e realizando os ajustes necessários.
E a Recuperação de Crédito Tributária?
Talvez, você tenha chegado até aqui justamente pelo seu interesse na recuperação de créditos. Ela é real, mas antes de chegar a essa possibilidade, é preciso entender a real situação tributária da empresa. Uma empresa que não conhece seus impostos está fadada a dois destinos igualmente ruins: pagar menos impostos do que deveria ou pagá-los a maior. Ambos casos desfavorecem seu caixa, sendo que o primeiro implica em punições por parte da Receita Federal e o Fisco.
Agora, quando você paga impostos a maior, a Receita Federal não irá enviar uma notificação, dizendo que você tem valores a receber. Afinal, essa situação é desvantajosa para você. Então, o empresário que paga mais do que deveria, se não tem o apoio de uma assessoria contábil, acaba perdendo um bom dinheiro apenas porque não compreende a própria tributação. E, convenhamos, não é trabalho do empresário entender sobre impostos. Isso é tarefa do contador!
Empresário não precisa ser um expert em tributação, mas…
Compreender o básico e entender o porquê da sua empresa ser enquadrada no regime X ou Y é fundamental. Afinal, sua gestão só é possível através do dinheiro disponível em caixa, e só haverá dinheiro em caixa se houver equilíbrio financeiro, o que eventualmente leva à questão dos impostos. Pagar impostos corretamente significa ter previsibilidade financeira, saber para onde o seu dinheiro vai e o quanto você irá gastar mensalmente.
A consultoria tributária colabora, ainda, com a precificação. Quando você compreende o quanto os impostos pesam sobre o seu caixa, pode precificar produtos e serviços de forma justa, considerando o dinheiro que vai embora para as esferas municipal, estadual e federal.
Como a Consultoria Tributária funciona?
O primeiro passo é reconhecer que existe (ou pode haver) um problema. Os sinais nem sempre são claros, mas o bolso dói!
A partir daí, vale buscar o apoio de um contador com especialização na área tributária, como a FINTT, por exemplo. Os especialistas irão conversar com você e entender o que está acontecendo. A partir daí, uma análise profunda é realizada sobre a sua empresa, entendendo o que foi pago, o que não foi, o que precisa ser pago e se algum dinheiro lhe é devido.
Com o diagnóstico em mãos, chega a hora de planejar as ações a serem tomadas.
- É preciso mudar o regime tributário?
- É necessário entrar em contato com a Receita Federal?
- Algum dinheiro lhe é devido?
Essas e outras perguntas serão respondidas. A partir disso, um plano de ação será criado, bem como o planejamento tributário.
Comentários