O pagamento de impostos a maior é uma realidade para muitas empresas no Brasil, mesmo as que optam pelo Simples Nacional. Há, ainda, quem deve à Receita Federal por pagar impostos incorretamente. Ambas situações são extremamente prejudiciais à organização e podem levar a uma falência prematura.

Se você acredita que está pagando impostos demais, ou se simplesmente quer descobrir se existe algo errado com a sua situação tributária, nosso post de hoje é para você.

Como saber se você está pagando Impostos demais

O primeiro passo é analisar o extrato do Simples Nacional. Com ele, é possível entender, em detalhes, o pagamento de impostos por parte da sua empresa. Ao analisar o documento e compreender para onde o dinheiro está indo, é possível ter uma ideia do que está acontecendo.

É sempre recomendável fazer isso com o apoio de um contador. Mesmo que você tenha algum conhecimento contábil e tributário, o contador possui muita experiência e pode colaborar com você. Além disso, com o apoio da contabilidade, é possível analisar documentos de entrada e saída da empresa, além do NCM, CFOP, ICMS ST e as datas das vendas. Com isso, você conseguirá entender para onde o dinheiro vai e de onde ele vem, o que garante um grau de compreensão financeira muito mais alto e proveitoso.

Auditoria

Indo além, é possível realizar uma auditoria tributária na sua empresa. Isso possibilita receber uma segunda opinião, além da sua própria contabilidade, sobre o que está acontecendo na sua empresa. Cruzar informações e ter certeza do resultado é fundamental para evitar erros e decisões ruins.

Consultoria

Depois, vale manter o apoio de uma consultoria ao seu lado. Algumas contabilidades oferecem a abordagem consultiva e possibilitam uma gestão que traz mais previsibilidade, tranquilidade e segurança para o empresário. É uma questão de analisar suas opções e entender o que mais combina com o ritmo do seu negócio e o momento da sua empresa. Lembre-se: não existem contabilidades ruins. Há apenas contadores que vão de encontro com seu perfil, enquanto outros têm mais experiência em outras áreas.

Restituição de pagamento de impostos indevidos 

Se você identificou que a sua empresa anda fazendo o pagamento de impostos a mais do que deveria, o que pode te tranquilizar é que a Receita Federal devolve o que foi pago de errado.

A Restituição do Simples Nacional permite que o contribuinte receba de volta o valor referente ao pagamento de impostos indevidos e os resultados dessa recuperação podem aparecer em 30 ou 60 dias na caixa da organização.

Entre os impostos que é possível recuperar pela restituição do simples nacional estão:

  • ICMS ST (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços por Substituição Tributária)
  • PIS (Programa de Integração Social)
  • ISS (Imposto sobre Serviço)
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)

Entre em contato com a FINTT e saiba como podemos ajudar.

Compartilhe!